O PROJETO




O QUE É FEITO COM OS DADOS RECOLHIDOS
2511 CRIANÇAS E JOVENS QUE RECEBERÃO AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO GRATUITO DO PROJETO CONEXÃO


2511

CRIANÇAS E JOVENS QUERECEBERÃO APOIO DO PROJETO
CONEXÃO- MENTES DO FUTURO

Neste momento o projeto conta com 2,511 participantes. Todos os participantes foram convidados para responder os questionários, testes computadorizados e coleta de saliva. Desses, apenas 700 foram sorteados para fazer os exames de sangue e exames de imagem.

Temos entrado em contato com você a cada 3 anos para saber como as coisas estão.

Todas as informações que nós obtivemos de você e dos seus pais ao longo desses últimos 6 anos são transformadas em conhecimento científico.  

As perguntas que você respondeu nos questionário, os testes de computador, as informações da saliva e dos exames de imagem ajudam os pesquisadores do projeto Conexão: Mentes do Futuro a entender o desenvolvimento normal e a entender por que algumas crianças e adolescentes têm dificuldades para lidar com as emoções, comportamentos e pensamentos. 

Os questionários passam por uma análise detalhada dos pesquisadores. Eles se concentram em encontrar padrões nas respostas que ajudem a predizer quais são as crianças que precisam de mais ajuda e quais são as crianças que tem maior probabilidade de ficarem bem. 

Os testes de computador também passam por uma série de análises complexas para entender os mecanismos psicológicos que estão por detrás dos comportamentos obtidos nos questionários. Esses testes revelam por exemplo a capacidade de memorizar figuras de um desenho, a capacidade de manter informações na cabeça (como gravar um número de telefone), além de outras aptidões mentais que nos ajudam a entender essa gama de comportamentos. Além disso, nos ajudam a pensar em novas formas de tratamento usando as neurociências.

Os exames de saliva e sangue passam também por um processamento demorado mas dão informações valiosas acerca da genética e de proteínas no sangue que podem avançar no entendimento dos comportamentos e emoções. Os pesquisadores chamados "caçadores de genes" agrupam esses dados com os dados de outras crianças ao redor de todo mundo com o objetivo de descobrir genes que possam estar ligados a problemas como a depressão. Entender quais são os genes ligados a depressão, pode dar ideias para os pesquisadores de novos tratamentos para ajudar as pessoas que sofrem com esse problema grave. 

Os exames de imagem são uma das partes mais legais deste projeto. Com esses exames nós conseguimos enxergar o interior do cérebro. Essa caixa misteriosa que guarda todos os segredos de quem nós somos e de como nos comportamos. Após um trabalho enorme dos pesquisadores de processar essas imagens do cérebro, eles conseguem medir as estruturas que compõe o cérebro e, mais interessante do que isso, conseguem ver o cérebro funcionando. Isto permite entender como os neurônios conversam entre si e como o cérebro está conectado. É também intenção dos pesquisadores entender, a partir desses dados, como crianças com problemas de comportamento ou nas emoções podem ter possíveis alteações na conectividade do cérebro e pensar em formas de tratar esses problemas.

 As informações que você deu até o momento para o projeto ajudaram a entender por exemplo quais são os motivos pelos quais as crianças vão bem na escola. Um dos pesquisadores do projeto descobriu que "comportamentos positivos" ajudam a diminuir os problemas de aprendizagem em crianças, mesmo que elas tenham  dificuldades intelectuais ou que estejam passando por problemas importantes.

Outros pesquisadores avançaram bastante nos mecanismos psicológicos que estão por detrás das crianças que tem dificuldade de prestar atenção ou que tem dificuldade de pararem quietas. Eles descobriram que são dificuldades no processamento de informações básicas que fazem com que esses problemas apareçam.

Uma equipe de pesquisadores descobriu que a depressão esteve associada a uma expressão diferente de alguns genes. E outra equipe mostrou que alguns desses genes estão associados a forma pelo qual o cérebro se conecta.

Esses são apenas alguns exemplos. Mas os resultados desse projeto, que é atualmente o maior projeto de saúde mental já realizado no país, já geraram mais de 40 publicações científicas internacionais, envolvendo mais de 60 pesquisadores no Brasil e no  mundo. 

 Você faz parte dessa história e nada disso seria possível sem você!